Ao definir suas propostas pedagógicas,
as Instituições de Educação Infantil deverão explicitar o reconhecimento da
importância da identidade pessoal de alunos, suas famílias, professores e
outros profissionais e a identidade de cada unidade educacional no contexto de
suas organizações.
As Propostas Pedagógicas
para as instituições de Educação Infantil devem promover em suas práticas de
educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais,
afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um
ser total, completo e indivisível.
Desta forma ser, sentir,
brincar, expressar-se , relacionar-se, mover-se organizar-se, cuidar-se, agir e
responsabilizar-se são partes do todo de cada indivíduo, menino ou menina, que desde bebês vão, gradual e
articuladamente, aperfeiçoando estes processos nos contatos consigo próprios,
com as pessoas, coisas e o ambiente em geral.
Ao reconhecer as crianças
como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os
demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas
Pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem buscar a interação
entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como
conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
Desta maneira, os
conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as
pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a
sexualidade, a vida familiar e social, o
meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência
e a tecnologia.
Os programas a serem
desenvolvidos em Centros de Educação Infantil, ao respeitarem o caráter lúdico,
prazeroso das atividades e o amplo atendimento às necessidades de ações
planejadas, ora espontâneas, ora dirigidas, ainda devem expressar uma
intencionalidade.
Este é o grande desafio que
se coloca para a Educação Infantil: que ela constitua um espaço e um tempo em
que, de 0 a 3 anos haja uma articulação de políticas sociais, que liberadas
pela educação, integrem desenvolvimento com vida individual, social e cultural,
num ambiente onde as formas de expressão, dentre elas a linguagem verbal e
corporal ocupem lugar privilegiado , num contexto de jogos e brincadeiras, onde
as famílias e as equipes das creches convivam intensa e construtivamente,
cuidando e educando.
E que, para as crianças dos
04 aos 06 anos, haja uma progressiva e prazerosa articulação das atividades de
comunicação e ludicidade como ambiente escolarizado no qual desenvolvimento ,
socialização e constituição de identidades singulares, afirmativas,
protagonistas das próprias ações, possam relacionar-se gradualmente com
ambientes distintos dos da família, na transição para a Educação Fundamental.
Por isso o que aqui se
apresenta é a possibilidade concreta de que as instituições de Educação
Infantil articulem suas propostas de maneira intencional, com qualidade,
visando o êxito de seu trabalho, para que todas as crianças e sua família
tenham oportunidade de acesso a conhecimentos, valores e modos de vida
verdadeiramente cidadãos.
No entanto, tudo isso deve
acontecer num contexto em que cuidados e educação se realizem de modo
prazeroso, lúdico, onde as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais, os
jogos, as danças e os cantos, a comida e roupas, as múltiplas formas de
comunicação, expressão, criação e movimento, o exercício de tarefas rotineiras
do cotidiano e as experiências dirigidas que exigem o conhecimento dos limites
e alcances das ações das crianças e dos adultos, estejam contemplados.
A
múltiplas formas de diálogo e interação são o eixo de todo o trabalho
pedagógico, que deve primar pelo envolvimento e interesse genuíno dos
educadores, em todas as situações, provocando, brincando, rindo, apoiando ,
acolhendo, estabelecendo limites com energia e sensibilidade, consolando,
observando, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade, através de
exercícios de sensibilidade, reconhecendo e alegrando-se com as conquistas individuais
e coletivas das crianças, sobretudo as que promovam a autonomia, a
responsabilidade e a solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário